Marca Digital Positiva: Entender para Ensinar

Se quiser exemplos de Responsabilidade Social dentro do universo infanto-juvenil fora do Brasil, um dos mais ricos se trata de ensinar como as crianças serem socialmente responsáveis no uso da internet.

Mas como isso?

É mostrar que vez mais a busca pela conexão no mundo acontece mais cedo, e que uma simples postagem pode chegar para milhares de pessoas (independente da idade) e em diferentes lugares e que isso pode ter seu impacto, tanto de forma positiva quanto negativa.

A ideia é ajudar os educadores e os pais, ensinar esse novo “cidadão global digital”, a fazer isso de forma correta. E como?

Deixando uma Marca Digital Positiva! Introduzindo o conceito de Marca Digital, isto é; explicando de forma clara, às vezes até lúdica, para as crianças e jovens que tudo que eles fazem hoje na internet e nas redes sociais permanece para sempre. E poderá ser acessado pelos colegas, familiares, os colaboradores, e até seus próprios filhos (mesmo que eles não pensem em nada disso agora). 

A partir dessa ideia um “tanto doida”, começa toda uma explicação, onde se fala (independente da idade) o porquê de ter uma “Marca Digital Positiva”, e daí sim faz por idade exemplos para uma discussão: Do quê é uma marca digital negativa? Qual comportamento deve ser evitado online?

Dentro de tudo isso aparecem os professores/pais que montam um modelo de Comportamentos Virtualmente Responsáveis, e assim conseguem incentivá-los através da prática. E é na escola e em casa sem dúvida, são lugares para as crianças e jovens praticarem esses comportamentos, a partir de blog, redes sociais, post, tweet, entre outros.

Segundo o que já vem acontecendo, uma vez acostumados com os comportamentos entre eles o de fazer uma enquete online, eles podem se interessar em fazer contato com uma sala de outro lugar ou até de outro país. Para isso existem muitas ferramentas que facilitam a comunicação.

Algo muito importante para fazer parte dessa conversa com as crianças e jovens, dentro do assunto Marca Digital Positiva, é PENSAR ANTES de postar.

Ensinar sobre pensar antes de postar tem muita relação com o combate ao cyber-bullying.   

Isso entre outras ações é uma das formas de ensinar o quanto antes para as crianças e jovens que a responsabilidade social está em todas as frentes e que a conexão delas com o tema nos dará mais esperança no futuro.  

Tags:
Deixe um Comentário