Glabalização X Coronavírus – o Racional e o emocional colocados a prova

Antes de chegarmos a essa realidade completamente nova a todxs – isolamento social controlado – muito se admirava, se vangloriava o ser humano exatamente pelas conquistas tecnológicas que permitiram o nosso maior avanço enquanto sociedade: a globalização.

A tão falada, permitiu a muitos se conectar, chegar aos lugares, mudar realidades, as culturas, mesmo que muitas vezes de maneira imposta, não respeitando as regras, quase que os grandes como únicos no Planeta Terra.

Mas que ironia, quando essa mesma globalização, fez com que um vírus invisível aos olhos, mas muito sensível ao ser humano, permitiu que de pouco em pouco algo que ocorreu lá longe fosse tomando forma e chegando, às vezes passando com pouco efeito, mas na grande parte das vezes tomando proporções gigantes por onde andava, país por país e provocando mudanças e devastações, e nós estamos aqui assistindo – como era de se esperar, afinal ser global nos permite essas coisas – por onde o tal coronavírus está passando e destruindo famílias, bairros, cidades e até alguns países.

E o que já nem era de tanto valor, como um telefonema da família, um aperto de mão dx colega, um abraço dx amigx, passou como nunca a ser valorizado.

E agora, nesse momento tão único, só podemos contar com ela, a globalização, com suas vídeos-chamadas, suas mensagens de textos e emojis para substituir tudo isso.

Que quando tudo se acerte e o Novo Normal se estabeleça, saibamos que sim, a globalização é fundamental, não sabemos viver sem ela, é o nosso racional funcionando, mas que a outra, a emocional, também nos faz muita falta, principalmente, quando temos consciência que não está a vista!

Tags:
Deixe um Comentário