De vez em quando… uma notícia boa!

Uma das principais fontes de informação sobre Responsabilidade Ambiental no brasil, a coluna mar sem fim, de João Lara Mesquita, no Estadão divulgou hoje, 23 de outubro, uma boa notícia.

Falou sobre a Retomada das Concessões dos Parques Nacionais. Explicando melhor: um trabalho do governo na linha deixar essas riquezas naturais e dar a devida importância da privatização das unidades de conservação brasileiras.

A Mundo Social concorda totalmente que ao governo compete outras funções tais como: saúde, educação, segurança, etc.

Um exemplo para deixar claro o sucesso que esse direcionamento pode ter é Parque Nacional do Iguaçu, que há 22 anos foi privatizado, hoje está certam é o nosso parque mais bem conservado e o que gera mais renda, vinda de entrada, lembrancinha, emprego local, e turismo da região.

Temos muitas razões para serem feitas a privatização mas muitos problemas para concretizar a tarefa, a boa notícia é que algo que estava encostado foi retomado, segundo a coluna Mar Sem fim:  “O BNDES prepara as concessões até o fim de 2021.  E se acredita que as concessões de parques naturais são uma forma de aproveitar o potencial ambiental do País. Se acredita que é para essa data estarão prontas 100 UC (Unidade de Conservação) para licitação.”

É fato que é um preciso agir e realizar a privatização, é necessário saber como fazê-la, pois muito pouco se sabe de como realizar além de poucos recursos federais, estaduais e municipais para divulgá-las.

Se usaremos de exemplo os USA algo que sempre fazemos, desde a nossa legislação ambiental, temos grandes motivos para levarmos adiante o projeto sem nem pestanejar: 327,5 milhões de pessoas os visitaram o que é mais que a população inteira do país. Os parques americanos são visitados por pessoas do mundo inteiro, estimulando também o turismo em áreas.

Considerando grandes parques brasileiros que já são de conhecimento público tais como Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e o dos Lençóis Maranhenses, e Fernando de Noronha. Já temos grandes motivos para seguir adiante com a certeza que as privatizações são necessárias e trarão benefícios a todos. Locais, Federais e os que estarão com a privatização.

Tomara que não haja desistências! Pelo bem do nosso verde. 

Imagem: Parque Nacional de Jericoaquara, Wikipedia.
Fonte: www.estadao.com.br

Tags:
Deixe um Comentário