Como Doar Através do IR

Você sabia que o IR de 2020 (referente ao ano fiscal de 2019) teve sua entrega adiada para 30 junho? Sim, ganhamos um tempo extra para fazê-lo e para pensar em algo que também pode ser feito, mas que sempre gera muita dúvida e receio: Doação a partir do Imposto de Renda!

Esse texto tem a ideia de esclarecer algumas dúvidas e mitos que rondam o tema. É importante dizer, que se for possível responder essas perguntas, e mais gente doar com seu IR para algumas ONG’s esse valor ajudará na continuidade de projetos e da própria entidade que receber.

Pontos importantes para que a doação do IR aconteça:

  • Ela só pode ser feita por quem escolhe a declaração completa;
  • O valor direcionado às OSC’s é retirado da quantia que seria restituída, o que quer dizer que já seria um valor pago à Receita Federal mesmo, não comprometendo o orçamento;
  • Os fundos que podem receber as doações são os que seguem o Estatuto da Criança e do Adolescente, descubra, dentro das causas que defende, um que esteja registrado no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente; 
  • Se for fazer a doação na hora de completar o IR, e for pessoa física, esse valor fica no limite de 3% mas se for optar por fazer no decorre do ano, o valor sobe para 6%;
  • No momento de fazer a doação acesse a ficha “Doações Diretamente na Declaração”;
  • Na sequência escolha o tipo de fundo que receberá a quantia; 
  • O próprio site calcula o valor da doação, emite uma DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) para que seja realizado o pagamento até a data limite de envio do IR.

Como novidade do ano, temos que agora é possível doar também a fundos ligados ao Estatuto do Idoso, até o limite de 3% do imposto devido.  

Tendo a informação, e o passo a passo, deixa de ser um “bicho de sete cabeça” e dependerá somente de uma mudança de cultura (certamente a parte mais difícil) fazer esse tipo de doação. Mas não inviável. Vamos começar? Pense nisso ao preencher seu próximo IR.

Fontes:
www.dcomercio.com.br
www.valorinveste.globo.com
www.seudinheiro.com

Tags:
Deixe um Comentário