Como a escola pode ser socialmente responsável?

Muito se fala do importante papel da escola na vida das crianças e jovens. Para muitas direções, será depois desse momento que elas terão seu caráter definido, ali que valores que a família quer passar serão reforçados, por isso a importância de tudo isso ser alinhado com as escolhas dos pais.

Será por lá também que muitos carregarão amigos para a vida toda, é ali que parte deles escolhem o que vão fazer, ou tiram da frente o que não vão fazer.  

É por isso que um país avançado, ou mais ainda que batalha para mudar de patamar, tem que dar a devida atenção para o acesso de toda a sua população a um ensino de qualidade e completo. Temos exemplos dos últimos países que conseguiram esse avanço, teve no acesso à educação esse importante papel, haja visto Coréia do Sul.

E como estamos por aqui: o acesso ainda é muito precário, sabemos disso. E mesmo nas escolas particulares de elite, faz muito pouco tempo, apenas na última década que a Responsabilidade Social entrou como tema para algumas delas. E ainda de forma rasa.

Nas escolas em que entrou, foi possível ver algum o incentivo ao trabalho voluntário, alguma coisa em relação ao Dia do Doar, explicações conceituais básicas; mas temos ainda confusão, muito chega por demanda dos próprios jovens que hoje já são de uma geração que não aceita as coisas como estão mas não sabem como iniciar a mudança: querem entender o que se passa no mundo lá fora, querem saber porquê tudo é tão diferente do que era na época das mães e avôs deles.

E os professores… estão preparados para passar falar com esses jovens, essas crianças? Não pode cobrar uma coisa deles que não foi passada na época da faculdade de pedagogia, mesmo nós sendo da terra de Paulo Freire, é preciso treiná-los, eles precisam saber o que falar para quem e de que forma.

Vamos nos organizar para isso, para que daí se consiga sair das escolas de elite e todos tenham acesso a essa mudança que, de alguma forma, nas ruas já aconteceu e quanto antes chegar como conhecimento, antes se torna pública.

Tags:
Deixe um Comentário