A importância do AFETO para a Educação

Music lesson with kids

No dia 11 de Dezembro aconteceu o Ciclo de Debates em Gestão Educacional do Itaú Social.

Um grande evento da área que acontece há 8 anos, já reconhecido pelos profissionais por trazer sempre novas ideias e pensamentos inovadores para o segmento.

Dessa vez quem veio para trazer informações de fora ao evento foi a neurocientista e convidada internacional a profa. e pesquisadora Adele Diamond, da Universidade de British Columbia, no Canadá.

Pioneira no estudo do que é chamado de “funções executivas do cérebro”, a americana desenvolveu estudos que descreve como uma relação amorosa e fraterna entre familiares e filhos, assim como entre educadores e crianças das diversas idades, é muito benéfica, e em contrapartida mostra os efeitos maléficos do estresse na vida das crianças.

Representando o Brasil esteve presente o economista e pesquisador   Flávio Comin que tratou do tema do esporte e artes através da pesquisa: “Artes e Esportes, relação com desenvolvimento humano integral”, uma forma de mostrar como a política educacional eficaz não deve retirar artes ou esportes do currículo, mesmo que na tentativa de melhorar o ensino de português, matemática ou ciência.

Mas como fazer tudo isso funcionar? Quem põe todos esses elementos em prática? Sabemos que é o PROFESSOR(A)!!! Mas el@ está preparad@ para isso tudo? (pelo menos aqui no Brasil, sabemos dessa GRANDE, IMENSA E IMPORTANTE TAREFA, não é mesmo?).

O professor emérito da USP Lino de Macedo, psicólogo especializado em Jean Piaget, também presente no Ciclo de Debates levantou esse tema e se disse: “preocupado com a multiplicidade dos temas que precisam ser geridos na vida adulta, em uma sociedade consumista e exigente e sempre cheia de novidades por causa da tecnologia, é preciso ter muita capacidade para se ajustar”, disse o pesquisador.

Está aí toda uma frente de pensamento dentro do tema Educação para muitas OSC, Fundação e aqueles que acompanham o 3S pensar!!!  

Para ver a matéria completa clique aqui.

Fonte: http://patrocinados.estadao.com.br/itausocial/

Tags:
Deixe um Comentário